Que é como quem diz: casacos “fora de formato”!
E porque o frio a sério chegou e só apetece recuperar os sobretudos e casacos mais quentinhos, resolvi fazer um post sobre o assunto.
Mini enquadramento:

À direita: Casado Christian Dior, 1956
Durante a década de 50, a maravilhosa Grace Kelly encantou o mundo, adoptando o oversized coat como uma das suas peças preferidas.
AND NOW, “THE BOYS ARE BACK IN TOWN”
É verdade, tanto estão de volta, como são uma forte tendência para esta estação! Regressa o que conhecemos doutras décadas, mas, desta vez, também em estilos mais actuais, como o militar, gabardine, blazer, etc., em modelos mais curtos e noutros materiais, como a pele.
Eu sei que, à primeira vista, não parecem pertencer aos nossos closets (leia-se “guarda-fato”, e já é uma sorte!), mas, na realidade, transmitem um ar mais actual e feminino do que se possa imaginar.
Attention, please: não confundir com casacos de número acima do nosso tamanho, ou com ar desarranjado. Nos oversized, os ombros estão onde devem estar e o comprimento das mangas também. É isto que os distingue dos “baggy ones”.
E como usar sem parecer um saco de batatas?
Nas runways, apareceram, por vezes, com outras peças também elas oversized. Mas não podemos esquecer que a apresentação de uma colecção exige sempre um factor dramático e teatral. Na runway, o objectivo é vender a colecção e assistir a um verdadeiro espectáculo! Na rua, não. Para mim, pelo menos! 😉
Ou seja, estes casacos devem ser usados por cima de peças de roupa sem grande volume. É precisamente no contraste que está o segredo.
Cores? Vale tudo! Padrões? Também!
É preciso saber usá-los, mas, na minha opinião, dá muita pinta e classe a uma mulher. Tem qualquer coisa de chiq e vintage, sei lá!
Pontos positivos:
- Quentinhos (weeeee!!)
- Ficam giros para todas as idades (weeeee!!)
- E para todos os corpos (weeeee!!)
A ter em conta nos modelos compridos: uma mulher baixinha, por contraste, vai parecer ainda mais mini. Just saying!
Eu adoro! Aliás, os casacos que comprei nos últimos dois Invernos já se “encostam” a esta tendência.
Aqui ficam algumas imagens da runway e street style.
Inspirem-se!
Curiosidade: sabem que nome se dá a este modelo de casaco?
COCOON
How sweet?
Já agora, onde comprar:
Inté
Que bom! Tenho um casacão esquecido ( foi usado por uma sobrinha grávida) vai sair de novo!
hehe acho que sim! Ainda tem mais pinta!
Hum… que belo post, acabo de confirmar que a minha mais recente aquisição é TOP. Se ainda o guardava com etiqueta amanhã vai deixar de a ter 🙂 Ouvi dizer que amanhã vai estar um frio de rachar, é verdade?
I told you so!!!
Que post tão útil! Para mim pode ser qualquer um da Miroslava pode ser??? Ando de olho num da Mango…..acho que acabei de tomar a minha decisão…bjs
O laranja é qualquer coisa…!!!
Beijinhos!
Tem tudo o que é de bom :elegantes ,confortáveis e …escondem o que não queremos que se veja..óptimo conselho!!
Obrigada Mãe!! Sim, não podem ser mais confortáveis!
Tenho de fazer uma investida aos seus casacos antigos, e aos da avó ;)!
Beijinhos