Grandma

IMG_7818

A minha querida e linda Avó faz hoje 90 anos!!

Que paixão tenho por esta mulher! Que orgulho tenho neste dia!

Além de linda, carinhosa e amiga, é a pessoa mais cómica e com as histórias mais engraçadas que conheço! Tudo lhe acontece! Mas é sempre a primeira a rir de si própria. É uma mulher com muita fé e feliz. Uma mulher que amou muito e que foi sempre muito amada.

Faz hoje 90 anos, mas tem a vida e a cabeça de uma mulher bem mais nova! Mora na minha ilha e, por isso, gosta é de festa: jantar fora com os amigos, participar em torneios de canasta (onde são raras as vezes em que não fica nos primeiros lugares). Durante toda a sua vida e até há bem pouco tempo, viajou por esse mundo fora. A sua última grande viagem, já com 86 anos, foi um cruzeiro com as amigas pelo Mediterrâneo! Party on, Grandma!

É um exemplo e uma fonte de inspiração para toda a família. A sua presença irradia amor e boa disposição.

Esta imagem que a minha irmã partilhou decreve-a na sua totalidade! Não conseguiria dizer melhor:

foto

 Nome: Maria Manuela

Família: Viúva, com dois filhos, quatro netas e a caminho da terceira bisneta

Curiosidade: Foi a segunda mulher a tirar a carta na ilha Terceira, sendo que a primeira foi a sua prima Alvarina (que, daqui a uns meses, faz 100 anos!!), com quem veio a entrar em rallys

Cor preferida: “Verde”

Dica de beleza: “Eterna 27, creme hidratante que já não existe”

Sempre na mala: “Telemóvel, baton e remédios para o coração”

A última compra: “Vestido para um casamento”

O melhor presente que já recebeu: “Os meus filhos”

Referência de estilo: “A tua mãe, a Nica Baldaya, a Grace Kelly e a Rainha de Espanha”

Filme favorito: “Música no coração”

Hobbies “Estar com a família, bordar e jogar cartas

Segredo da felicidade: “Agradecer a Deus todos os dias”

Captura de ecrã 2014-03-13, às 16.14.15
Objectos que a caracterizam

Casaco Max Mara – adora o padrão navy que lhe fica tão bem.

Colar e pulseira Banana Republic – usa e abusa de acessórios, sejam eles colares, pulseiras, aneis ou mesmo pregadeiras.

Caixa para guardar os remédios (Amazon)

Baton Shiseido  anda sempre com baton, principalmente rosa velho. Engraçado que a minha mãe adoptou a mesma tonalidade e eu para lá caminho, pois é a que mais uso.

Verniz Opi – tem sempre as suas mãos impecáveis e adora este tom de rosa.

Perfume Chanel n.º 5 – lembro-me de ver, desde pequenina, este perfume no seu quarto.

Mala Longchamp  Small – é a única mala que usa. São pequeninas e leves, perfeitas para a sua idade. Vai variando nas cores.

IMG_0930_2
Com a minha mãe no Negrito (porto de pesca)
IMG_0934_2
Com o meu querido avô e a minha mãe nos Biscoitos

IMG_7819

IMG_7829
Na Rua da Sé (de branco) com o meu Tio Xico Zé

Alguns pormenores dos seus looks:

foto 1-cópia foto 2

Presente de Natal, feito pela própria:

IMG_1948

Hoje há festa na sua casa para a família e amigos. Eu não posso ir. Estou de baixa com gravidez de risco há dez dias, em repouso absoluto. Acho que vai ser um dos dias mais difíceis para mim, desde que vim estudar para o Continente! Há anos que planeamos esta data! Mas tem de ser, tudo pela minha bébe. Se Deus quiser, e como me disse uma amiga, no Verão dou-lhe o melhor presente de todos e compensamos este dia! Aliás, já me prometeu que, nos seus 91, faz outra festa para eu poder ir!

IMG_0002
Verão 2013

d3fc5646cb333a32a286ee87945f4803

Love you Grandma!!

Inté

UPDATE:

Tia Alvarina (99 anos, 100 em Maio) e Avó Manuela na festa dos seus 90 anos
Tchim Tchim – Tia Alvarina (99 anos, 100 em Maio) e Avó Manuela na festa dos seus 90 anos

Photo credit: Victória Garrett

Inté

19 thoughts on “Grandma

  1. Ohhhhh Vera, nem sei por onde começar… Se pelas fotografias enternecedoras, se pelo maravilhoso texto, se pela tão verdadeira e carinhosa descrição desta Grande Senhora que foi semeando ao longo da vida histórias que ficam no coração de todos aqueles que com ela tiveram o prazer de se cruzar. Tudo isto torna esta homenagem um verdadeiro testemunho de generosidade e gratidão! Vocês todos que, como poucos, cultivam o amor e a união familiar, estão de Parabéns! Não podia também deixar de referir os pormenores… É um privilégio sermos parte de tão valioso e merecido manifesto ou como disse a minha mãe (embevecida e comovida) “uma honra”!!! É sobretudo uma sorte partilhar dos vossos valores de amizade! Muito Obrigada! Grande beijinho para ti e para a Eva (“Aguenta-te sempre”)!

  2. Vera, adorei! Foi o meu post preferido no blog. Ando para escrever desde quinta mas sempre que me propunha a fazê-lo ficava demasiado emocionada. Tudo o que dizes é verdade! A Avó é tudo isto e muito mais!! É bondosa, generosa, disponível, belíssima conselheira, apaziguadora, preocupada com os seus, divertida…..a melhor do mundo! E depois tens aquelas coisas deliciosas que só ela tem….as histórias incríveis que não acontecem a mais ninguém, a paciência infindável para fazer as nossas encomendas de malhas e crochet, as mãos maravilhosas para cozinhar a melhor massa folhada da ilha e arredores, para assar o frango de uma maneira indescritível, para fazer o melhor amorós do universo…..e por aí fora!
    Obrigada por teres conseguido por em palavras tudo o que todos nos sentimos!!! Para o ano festejamos os 91 com outra festa igualmente bonita e com mais uma bisneta a apagar as velas!!

  3. Vera adorei o que escreves-te:

    É uma querida e linda Avó, com 90 anos, para orgulho de todas as netas, bisnetas, filhos (nora e genro),……. !!
    É realmente uma Senhora linda, carinhosa, amiga, com muita Fé !
    Apesar dos seus 90 anos, mantém uma vida e uma cabeça de uma mulher mais nova e atualizada!
    É um exemplo e uma fonte de inspiração para toda a família. A sua presença irradia amor e boa disposição.
    A razão porque não estiveste presente é muito forte e vai ser compensadora!
    Proponho que no Verão voltemos a festejar os seus 90 anos para lhe poderes oferecer o teu presente.
    Bj

  4. lindo lindo, a festa foi tudo isso apadrinhada pela família e a sua linha avançada tio Henrique 90 tia Alvarina 99. na linha recuada estava o Manuel Henrique com quase 5 meses. e eu la estive tentando dar continuidade ao imenso amor que recebemos desses três irmaos maravilhosos. a tia é a presença viva dos que já foram a nossa frente. bem haja. para ela o meu Ave Maria…

  5. Querida Vera
    As pessoas quando esto felizes nao escrevem historias sentidas.Sabia que ia ser um dia difícil para ti mas a beleza de texto que escreves-te sobre a Avo prova o quão difícil foi estares longe neste dia tao especial .Mas foi por uma causa mágica e ca estaremos todos para festejar o próximo dia 13 de Março com a nossa Eva.
    Nao consegui escrever este comentario mais cedo pois sempre que lia esta peça maravilhosa comovia-me .O amor e ternura que sente pela sua Familia,o seu sentido de humor e postura perante a Vida fazem dela,sem duvida,um exemplo para todos nos!
    Bem haja Mãe, por tudo o que nos proporcionaste!

  6. Comentários tão lindos!! Muito obrigada a todas!!
    É tão difícil conseguir descreve-la e conseguir transmitir o amor e o orgulho que sinto… Fico feliz por vos ter tocado!
    Beijinhos muito grandes

  7. Ai Vera… estou no trabalho (ups), de lenço por baixo dos olhos para amparar as lágrimas e a fazer um esforço para ningém reparar. Está perfeito o que escreves sobre a Tia Manuela! Acho que deve ser a mulher mais amada nesta terra e arredores! O orgulho da nossa família! E tanto que ela me faz lembrar do meu querido avô! E o tio Francisco Alberto… Que irmãos, meu Deus! Foram educados com os maiores valores sobre a família e de como encarar a vida. E foram/têm sido uns mestres a ensinar-nos o mesmo.
    Quanto à festa de ontem, não estiveste presente fisicamente, mas estavas em espírito. Não fiques triste. Tens de estar feliz e agradecida a Deus por teres o privilégio de teres a tua avó, com 90 anos, cheia de saúde e energia para dar e vender! Isso é o mais importante. E nos 91, já com a Eva, vêm para a festa. E nem te lembrarás que faltaste às dos 90.
    Um grande beijinho minha querida! Trata de vocês!

  8. A tua avó e a minha mãe eram amigas de criança, tal como o meu pai e o teu avô eram muito amigos e operavam os dois no Hospital da Terra chã, e depois eu e a tua mãe também amigas de criança, bons tempos! Parabéns à D. Manuela uma grande beijinho!

  9. Vera querida, adorei o q escreveste, as fotos, tudo! Sabes como adoro a tua Avó! A Tia Manuela foi a minha segunda Mãe, e sabes o quanto gosto dela! Ela é realmente uma pessoa que para além de mto divertida, é de uma bondade infinita! É um exemplo de vida pra todos nós!
    Acabei de vir da festa, q para variar foi magnifica! Tenho saudades de vê-la com o meu Pai e com o Tio Francisco Alberto, “os trés marretas” como lhe chamávamos, que quando se juntavam passavam horas a conversar! Três irmão sempre tão unidos, tão amigos!
    Foi pena não teres estado, mas foi pela tua Eva, e para o ano vai ser de arrombar já com a tua filhota no colo! Bjns e parabéns minha linda!

  10. O comentário das 23,10h saiu como anónimo. Possivelmente por erro! Espero que agora identifique.

  11. Que linda avó, que lindo post, que amor lindo e que fotos….ADOREI este post. já me emocionei e já me ri! pois já conheço um bocadinho da D. Manuela, pelas historias engraçadas que me vais contando e sei o quanto querias lá estar, mas ela percebe e lembra-te que será muito bem recompensado quando tiver a bisneta nos braços. Nem quero imaginar como vai ser a festança dos 91…..Muitos parabéns à avó Manuela 😉

  12. Vera, que bonito o que escreveste sobre a tua avó! As fotos estão maravilhosas!
    Parabéns à Sra. D. Manuela pelos seus 90 anos e que continue com a alegria e boa disposição, com muita saúde.
    Desejo-te uma rápida recuperação. Tenho a certeza que tudo vai correr bem!
    Beijinhos

  13. Vera, está lindo este post, descrição perfeita. É a minha querida Tia Manuela, cresci, muito com a presença dela, é sempre uma inspiração na dedicação e o amor pela família, aprendi com ela e vi, a importância do amor entre irmãos, a forma como estava com o meu Pai e o Tio Rafael…..
    Adorava, hoje poder dar-lhe um beijo, mas o oceano separa-nos…, mais um serão em que se senta ao piano e nos dá um momento intenso de alegria, drama, diversão….., da Tia Manuela existe sempre uma série de histórias novas para contar, divertidas distrações que nos fazem rir de uma forma tão boa!!
    Julgo que posso contar aqui uma…, se fosse nos dia de hoje, quem sabe, uma tendência…, a tua Avó estava numa recepção oficial e por várias vezes dizia à minha Mãe :… não sei o que se passa, mas hoje tenho muito calor, isto está muito quente,… a minha Mãe depois de olhar melhor…..,disse: Manuela hoje vens com dois vestidos !!!??!! Ah!! Como é que eu não dei por isso……, lol!

  14. Ai Verinha… És linda por dentro e por fora! Comoveste-me. Beijinho grande e de certeza que a melhor prenda para assinalar os 91 anos da D.Manuela, vem aí a caminho!!! 😉

  15. Adoro a sua ternura e amor pela sua avó,lindo texto emociona qualquer uma pessoa!!!Pense que pro ano vai estar presente e com mais uma convidada :)!!!Um beijinho grande e fike bem

  16. Que lindo post e que dedicatória maravilhosa! Pela forma que a descreves para ser mesmo uma senhora fantástica e feliz! Aposto que também tem muito orgulho de ti 😊 um bj de parabéns para ela e melhoras bem rápidas para o ano a festa terá não mais dois mas mais três familiares presentes 😘

  17. Vera não tenho palavras, já estou para aqui completamente emocionada, sei o quanto adoram a vossa avô e como te deve estar a ser difícil, mas não tarda nada estará com a sua bisneta ao colo. Cuida muito bem de ti…
    Adorei o post está lindo, lindo!!!
    Para a D. Manuela um enorme beijinho, muitos, muitos parabéns e que a vida lhe continue a dar tantos mimos e muita saúde.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s