A pedido de muitas famílias…vá, só da minha. Ok, a pedido da minha irmã…
Hoje, vou falar-vos un petit peau das pencil skirts.
Mini-enquadramento:
Em 1908, Wilbour e Orville Wright, dois aviadores da altura, convidaram a mulher de um dos seus sócios para ser a primeira mulher a andar de avião. Quando as hélices começaram a girar perto da senhora, por motivos de segurança, os irmãos amarraram uma corda à volta da sua saia, perto dos tornozelos, para evitar um acidente (ver foto abaixo).
O vôo foi histórico. As fotos correram os jornais e postais de todo o mundo, e não faltou muito para os designers da época adoptarem esta ideia e criarem o que chamaram de “hobble skirt”.
A Rainha Maria de Inglaterra chegou a travar uma luta inglória contra estas saias, por considerar que as senhoras que as usavam não lhe conseguiam fazer correctamente a corte.
Em 1940, Christian Dior adaptou esta tendência criando então a pencil skirt.
Várias foram as estrelas de cinema que as usaram.
Mas o que é uma pencil skirt?
A saia “lápis” é uma saia justa ao corpo, que afunila levemente à medida que desce. O seu comprimento padrão é pela altura dos joelhos ou um pouco abaixo. Pode ser mais comprida ou mais curta, mas, neste caso, como o modelo em si já é sexy, corre-se o risco de o look ficar vulgar. Uma vez que é justa, deve ter abertura para facilitar os movimentos.
Existem poucas peças de vestuário tão femininas e sofisticadas como esta. E este Inverno aparecem com um pouco de twist: padrões, brilhos, oversized (mais compridas), de pele, veludo ou mesmo renda. Também apareceram nas runway de Primavera-Verão 2013, ou seja, estão para ficar!
Podem ser usadas para um look mais formal, com blazer e camisa branca (por exemplo), ideal para ambientes de trabalho formais ou mesmo entrevistas de emprego. Mas também de uma forma mais criativa e divertida, ou seja, com peças e acessórios menos previsíveis ou mais relaxados. Chegam ao Casual Chiq, mas casual casual? Isso já é mais difícil! A pencil skirt é sempre uma peça chiq! E sexy, claro!
O que calçar? Na minha opinião: saltos! Só mesmo a Carla Bruni para aguentá-las com sapato raso. A não ser que seja uma mulher com uma estrutura magrinha e alguma altura, o sapato raso dificilmente vai fazer justiça a esta peça.
Não são precisos saltos de 15 cm! Uns de 5 ou de 7 cm já ajudam a alongar a perna, a tornar o andar de uma mulher mais elegante e a melhorar a própria posição do corpo. Esta saia pede-o! Mas podem ser botas ou botins. Resta experimentarem!
Consultório: São para todas as idades e praticamente todos os formatos de corpo. Se é uma mulher alta, deve evitar as mais curtas. Se é uma mulher baixinha, deve evitar os modelos mais compridos! Um pouco de elástico no tecido torna-a mais fácil de usar.
Vamos às imagens. Inspirem-se!!!


Algumas giras:
QUERO TAAAAANNNNNNTE UMA!!!
Inté
Gostei muito deste post. Informativo, bem documentado. Eu sou desde sempre uma fã de saias lápis e estou sempre à procura delas. Existe um site que não é caro e que tem esta estação duas ou três engraçadas, chama-se Lindex (é daqueles que se tem de escolher com muito cuidado).
Parabéns, Verinha.
Olá Clara,
Muito obrigada!
Fico muito lisonjeada por gostar! Sempre a tive como uma referência de muito bom gosto!
Obrigada também pela dica 😉
Beijinho
obrigada pelas dicas …a minha já saiu á rua .)))
Eu vi!! Toda giraça!!
Adorei o seu blog, cheio de estilo e cultura, parabéns
Muito obrigada Joana.
Também fui ver o seu. Boas dicas, imagens na nossa querida terra, muito giro!
Muitos parabéns! E muito sucesso!
De nada :), pois tento mostrar um pouco da beleza da ilha já que temos tantas paisagens bonitas cá
Obrigada 🙂 beijinhos e muito sucesso para si também
Prima, tu és o máximo!!!!!!
Ah tu é que és! lol
Obrigada querida prima! Saudades!
Inspiration is bliss! Thank you 😉
Amen!
Obrigada!!
Amei! E é um filme conjugar! Tirei imensas ideias! Que super conselheira!
Que bom!
Obrigada!!
Espetaculá… Adorei!
Obrigades!!!
Eu já tenho….duas!!!! Obrigada pelas dicas!!!
Sempre às ordens! hehe
Beijinhos!