Pencil skirt

A pedido de muitas famílias…vá, só da minha. Ok, a pedido da minha irmã…

Hoje, vou falar-vos un petit peau das pencil skirts.

Mini-enquadramento:

Em 1908, Wilbour e Orville Wright, dois aviadores da altura, convidaram a mulher de um dos seus sócios para ser a primeira mulher a andar de avião. Quando as hélices começaram a girar perto da senhora, por motivos de segurança, os irmãos amarraram uma corda à volta da sua saia, perto dos tornozelos, para evitar um acidente (ver foto abaixo).

O vôo foi histórico. As fotos correram os jornais e postais de todo o mundo, e não faltou muito para os designers da época adoptarem esta ideia e criarem o que chamaram de “hobble skirt”.

A Rainha Maria de Inglaterra chegou a travar uma luta inglória contra estas saias, por considerar que as senhoras que as usavam não lhe conseguiam fazer correctamente a corte.

 Em 1940, Christian Dior adaptou esta tendência criando então a pencil skirt.

Várias foram as estrelas de cinema que as usaram.

Mas o que é uma pencil skirt?

A saia “lápis” é uma saia justa ao corpo, que afunila levemente à medida que desce. O seu comprimento padrão é pela altura dos joelhos ou um pouco abaixo. Pode ser mais comprida ou mais curta, mas, neste caso, como o modelo em si já é sexy, corre-se o risco de o look ficar vulgar. Uma vez que é justa, deve ter abertura para facilitar os movimentos.

Existem poucas peças de vestuário tão femininas e sofisticadas como esta. E este Inverno aparecem com um pouco de twist: padrões, brilhos, oversized (mais compridas), de pele, veludo ou mesmo renda. Também apareceram nas runway de Primavera-Verão 2013, ou seja, estão para ficar!

Podem ser usadas para um look mais formal, com blazer e camisa branca (por exemplo), ideal para ambientes de trabalho formais ou mesmo entrevistas de emprego. Mas também de uma forma mais criativa e divertida, ou seja, com peças e acessórios menos previsíveis ou mais relaxados. Chegam ao Casual Chiq, mas casual casual? Isso já é mais difícil! A pencil skirt é sempre uma peça chiq!  E sexy, claro!

O que calçar? Na minha opinião: saltos! Só mesmo a Carla Bruni para aguentá-las com sapato raso. A não ser que seja uma mulher com uma estrutura magrinha e alguma altura, o sapato raso dificilmente vai fazer justiça a esta peça.

Não são precisos saltos de 15 cm! Uns de 5 ou de 7 cm já ajudam a alongar a perna, a tornar o andar de uma mulher mais elegante e a melhorar a própria posição do corpo. Esta saia pede-o! Mas podem ser botas ou botins. Resta experimentarem!

Consultório: São para todas as idades e praticamente todos os formatos de corpo. Se é uma mulher alta, deve evitar as mais curtas. Se é uma mulher baixinha, deve evitar os modelos mais compridos! Um pouco de elástico no tecido torna-a mais fácil de usar.

Vamos às imagens. Inspirem-se!!!

AW12/13 – 1  e 2 – Derek Lam 3 e 4 – Mulberry 5 – Aquilano Rimondi 6 – Burberry Prorsum’s
SS 2013 – 1.Jill Sander 2.Miu Miu 3.Burberry 4.Max Mara 5.LV 6.Givenchy

 

 

 

Algumas giras:

QUERO TAAAAANNNNNNTE UMA!!!

Inté

17 thoughts on “Pencil skirt

  1. Gostei muito deste post. Informativo, bem documentado. Eu sou desde sempre uma fã de saias lápis e estou sempre à procura delas. Existe um site que não é caro e que tem esta estação duas ou três engraçadas, chama-se Lindex (é daqueles que se tem de escolher com muito cuidado).
    Parabéns, Verinha.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s